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  • annakarina0

5 erros em logística que podem prejudicar o e-commerce


Datas sazonais, principalmente, Black Friday e Natal são períodos de vendas entre os maiores do ano para os negócios online. As empresas que conseguem se valer do marketing e de toda a atmosfera que esses períodos criam, experimentam bons lucros e têm ótimos resultados. Mas, ao mesmo tempo, algumas lojas virtuais por falta de planejamento ou perspectiva, cometem falhas em seus processos de estoque e de entrega.


A seguir, confira 5 erros em logística que devem ser evitados no e-commerce, principalmente nessas datas importantes.


1. Falta de preparo pessoal

Uma das grandes falhas é treinar só a equipe de vendas e se esquecer do pessoal da logística. É preciso entender que todos os profissionais do e-commerce devem ser preparados adequadamente para essa data e você deve traçar novas estratégias para o estoque e a entrega. A conexão é muito importante entre as equipes, da diretoria ao estoque.


Por lei, o cliente pode cancelar ou realizar a troca de determinado produto, por isso é importante deixar bem claro para a sua equipe os procedimentos referentes às trocas e devoluções.


2. Prometer e não cumprir

Uma das coisas que pode minar a moral de uma empresa com os seus clientes é prometer e não cumprir. E nas datas sazonais os riscos só aumentam. E hoje com as redes sociais esse tipo de informação corre os quatro quantos do mundo, rapidamente. Tome cuidado redobrado não só com os prazos, mas com a existência dos produtos em estoque (para não fazer uma venda e depois perceber que o item não está disponível). Assim você mantém seu público satisfeito e a seu favor.


3. Falta de tecnologia

Equipe treinada ajuda a evitar problemas, mas confiar apenas nos processos manuais para gerenciar a cadeia logística não é a melhor opção. Para reduzir os erros, utilize soluções tecnológicas para automatizar algumas tarefas, como equipamentos para determinar a cubagem e a pesagem das encomendas com precisão e monitoramento de entregas e coletas.


Softwares de gestão e de frota podem ser úteis para saber a real situação do estoque e até para acompanhar em tempo real o posicionamento de veículos, permitindo antecipar e corrigir problemas com atrasos, por exemplo.


4. Escolha inadequada do tipo de transporte

Qualquer negócio online precisa oferecer várias opções de transporte para o seu público consumidor. E quando o assunto é a Black Friday e outras datas sazonais, essa ideia deve ficar ainda mais arraigada, a fim de que planejamento forneça os resultados dentro do esperado.


Antes de escolher e aplicar o método de transporte na sua empresa, é necessário conhecer as características dos produtos, bem como os prazos estipulados, no intuito de optar pelo serviço mais adequado às peculiaridades da mercadoria.


5. Atrasos na entrega

Os atrasos na entrega já são a principal reclamação dos clientes, principalmente após a Black Friday no Brasil. Para evitar situações como essas, além de integrar as equipes e áreas internas, é preciso organizar as tarefas de cada funcionário. Depois, é necessário enviar pelos meios adequados e ter em mente que a venda não é o último contato com seu comprador, mas sim parte do processo. A falta de pontualidade pode fazer você perder não só aquele negócio, mas também um cliente potencial: prepare-se antecipadamente e evite os erros em logística. Não cometa esses deslizes. Use as datas comemorativas a seu favor!


Matéria desenvolvida com informações da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de postais e de logística, encomendas e pacotes. Saiba mais no site www.pitneybowes.com/br.

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