Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

C&C aumenta produtividade em 30% nos seus centros de distribuição


Com 36 lojas distribuídas na região Sudeste, a rede C&C, uma das líderes no varejo de materiais para construção, identificou o aumento de 30% na produtividade dos operadores das empilhadeiras dos centros de distribuição da empresa, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, quando comparado com os índices pré-aplicação do Lean Manufacturing, cuja metodologia já vem colaborando para o aperfeiçoamento dos processos de toda a rede.


De acordo com o diretor de Logística e Abastecimento da C&C, Alexandre Califani, antes da aplicação do Lean, os colaboradores que guiavam as empilhadeiras passavam muito tempo transitando por todo o CD, o que impactava em menor produtividade. "Hoje, por meio de um ‘kaizen’ que fizemos, conseguimos desenhar uma nova rota para esse operador, fazendo com que ele fique mais tempo produzindo do que se deslocando dentro do CD. Isso nos levou a aumentarmos a produtividade do nosso time em 30%", avalia Califani. O centro de distribuição de São Paulo possui 50 mil m2, enquanto que o do Rio de Janeiro tem 20 mil m2 de área construída.


Com a aplicação da filosofia do Lean Manufacturing, a rede melhorou todos os processos dos CDs. Além disso, criou e disponibilizou os indicadores de performance, que podem ser consultados sempre que necessário pelas lideranças das áreas. "Como nossos funcionários têm um coletor de dados à mão, nossos líderes conseguem acompanhar a produtividade de cada funcionário e dos seus respectivos setores, de hora em hora. Assim, podemos tomar decisões mais rápidas e conduzir melhor os nosso esforços", explica o executivo.


A C&C, ainda, reforçou o sistema de monitoramento dos CDs, cujas imagens captadas são utilizadas como parte dos treinamentos de equipe para orientá-los quanto às melhores práticas de separação, conferência e manipulação dos itens, reduzindo, assim, as perdas.

0 visualização0 comentário