Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

Com digitalização do setor logístico e sucesso do agronegócio, faturamento da Cargo X cresce 18%


Impulsionada pela digitalização do setor de logística e pelo bom desempenho do agronegócio, a Cargo X , maior marketplace de fretes do Brasil que oferece uma plataforma com tecnologia de ponta e serviços necessários para embarcadores e transportadores transacionarem online de forma eficiente e segura, alcançou um crescimento de 18% no faturamento em 2020. Apesar do cenário ainda ser de incertezas por causa da pandemia, a logtech projeta um salto de 40% até o final deste ano.


A empresa, que recebeu, em abril de 2020, um aporte de R$ 430 milhões da LGT Lightstone e mais R$ 15 milhões, em junho, da Pattac Empreendimentos e Participações S/A, apostou na aceleração da transformação digital do setor para direcionar suas ações. Com melhorias no aplicativo, incluindo novas funcionalidades e ferramentas para aumentar a segurança na contratação de fretes, a logtech viu o número de usuários dar um salto de 48,3% em relação ao ano anterior.


Além das melhorias de produto, a Cargo X acompanhou o bom momento do agronegócio, que contratou 44% mais fretes na plataforma em relação a 2019.


"Durante a pandemia, a alta do dólar proporcionou condições favoráveis para exportação de commodities. Tudo que o agro produz está atrelado ao preço do dólar. A redução no transporte de produtos industrializados na maior parte dos segmentos, com exceção de alguns setores como alimentos e produtos higiênicos, aumentou a disponibilidade de transportadores aptos a carregar commodities agrícolas. O diesel mais barato, por causa da demanda menor e da desvalorização do barril de petróleo, diminuiu custos operacionais em diversas áreas, incluindo a de transporte. Tudo isso fez com que o agro impactasse positivamente nosso setor em 2020", explica Federico Vega, CEO da Cargo X.


Dentro do segmento agro, as categorias Alimentícios, Grãos, Fertilizantes e Químicos foram, respectivamente, as responsáveis pelas maiores movimentações financeiras na plataforma da Cargo X em 2020. Já o produto mais transportado foi o milho beneficiado.


Segmentos & Rotas

Considerando todos os segmentos, em 2020 as categorias que mais movimentaram valores dentro da plataforma da Cargo X foram Bebidas, Móveis, Alimentício e Algodão, respectivamente. Já os que mais contrataram fretes foram Bebidas, Móveis, Alimentício e Material de Construção, respectivamente.


Em relação às principais rotas percorridas pelos caminhões em 2020, destacam-se aquelas muito utilizadas pelos segmentos agro, alimentício e de cimenteiras. Santarém/PA - Guarantã do Norte/MT manteve-se em primeiro lugar, com aumento de 71%. Em seguida, aparecem as rotas Novo Mundo/MT - Santarém/PA, que teve um aumento de 42% no número de fretes, e Bragança Paulista/SP - Contagem/MG, que cresceu 18%. Crédito da imagem: Freepik

1 visualização0 comentário