Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

DIA DA LOGÍSTICA: Crescem oportunidades de trabalho para mulheres na logística



Hoje (6 de junho), é celebrado o Dia da Logística, uma referência à data em que ocorreu possivelmente o maior movimento logístico no término da II Guerra Mundial, conhecido como o Dia D. De lá para cá, o conceito da logística foi ampliado para outros segmentos de mercado e, hoje, é essencial na vida das pessoas. Em evolução constante, outro passo atual e importante do mercado logístico é o aumento da participação de mulheres atuando nessa área. No inicio deste ano, em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou o PLC 35/2017 que criou o Dia Nacional do Profissional de Logística, a ser celebrado anualmente em 6 de junho.

Pesquisa da Transport Logistic mostra que, nos últimos anos, a contratação de mulheres em toda a cadeia logística aumentou em 20% nas grandes empresas mundiais. Em 2020, houve uma alta de 229% no número de contratação de profissionais do sexo feminino nesse segmento, segundo levantamento da plataforma de recrutamento Gupy.

Um exemplo de iniciativa para equidade de genero é o Centro de Distribuição (CD) da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, operado 100% por mulheres. Localizada em Juazeiro do Norte (CE), a unidade foi inaugurada em agosto de 2021 e é um marco de inclusão da empresa, pois é a primeira da companhia operada exclusivamente com mão de obra feminina.

Com capacidade de distribuir 20 mil toneladas de produtos por mês, o CD de Juazeiro do Norte é comandado por uma supervisora e conta com duas operadoras de empilhadeira e uma operadora logística. Elas são responsáveis por aumentar a eficiência da companhia no abastecimento da Região do Cariri, Alto do Canindé, Chapada Araripe, Iguatu e Várzea Alegre com cimento da marca Poty e argamassas colantes Votomassa. Além disso, a unidade melhorou o nível de atendimento e o tempo de entrega aos clientes cearenses.

Uma ação importante no início da operação do CD foi o trabalho de orientação para os caminhoneiros que buscam as cargas no CD de Juazeiro. O objetivo foi conscientizá-los sobre o respeito às mulheres e a importância da equidade de gênero.

Segundo o diretor de Logística da Votorantim Cimentos, Luis Eduardo Vallim, a presença das mulheres é muito importante para a jornada de evolução da companhia. "Nosso jeito humano e ético de ser nos leva a seguir honrando a nossa história e promovendo mudanças que ajudarão a construir uma sociedade melhor, sempre valorizando o potencial feminino e colaborando para tornar os ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos”, diz Vallim.

A Votorantim Cimentos tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2021, a empresa registrou crescimento de 12,6% no número total de mulheres no seu quadro geral de empregados, sendo que 23,5% dos líderes da companhia são mulheres. O aumento da presença feminina também se dá nas esferas mais altas de decisão da companhia. A economista Clarissa Lins, por exemplo, passou a fazer parte do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos em fevereiro de 2021. Crédito da Imagem: Divulgação.

4 visualizações0 comentário