Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

Entenda como armazenar vacinas e medicamentos


Diante do cenário emergencial e grave da pandemia, o transporte e armazenamento de vacinas e medicamentos se tornam ainda mais indispensáveis à vida. O CEO David Bueno, da startup Shield Company , health tech brasileira que gerencia, monitora, armazena e transporta termolábeis (medicamentos sensíveis à temperatura) e vacinas alerta para a importância do correto armazenamento desses fármacos e imunobiológicos.


Ele elenca os principais direcionamentos:


• É extremamente importante manter a higienização, incidência da luz e ventilação adequadas no ambiente.


• Imprescindível que haja o cumprimento da temperatura exigido pelo fabricante. Cada vacina contra a Covid-19 apresenta um range de temperatura específico, se a vacina não for armazenada corretamente, ela perderá a eficácia e não poderá ser aplicada. Um exemplo é a Coronavac que precisa ser refrigerada entre 2ºC e 8ºC.


• O investimento em tecnologia, como data loggers, permite o envio de informações sobre as condições de temperatura e estabilidade, além do status do trânsito das vacinas e medicamentos sensíveis à temperatura. A partir do cenário apresentado, a empresa de logística tem como tomar decisões para reverter um quadro não muito favorável, evitando o desperdício das vacinas.


• O transporte também precisa ser realizado com bastante cautela. Durante a movimentação e acondicionamento dos produtos ou durante o trajeto do caminhão ou avião.


• Outro cuidado é averiguar a integridade das embalagens de armazenamento para o transporte e posicioná-las de maneira que reduza os riscos de sua exposição e/ou avarias.

0 visualização0 comentário