Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

Logística das cidades: iFood lança projeto inédito de bikes elétricas


O iFood, foodtech líder na América Latina, em parceria inédita com a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, acaba de inaugurar o projeto iFood Pedal, em São Paulo (SP) voltado exclusivamente para entregadores que usam bicicleta e contempla três pilares importantes: bikes elétricas exclusivas, o espaço Ponto de Apoio iFood Pedal e o Pedal Responsa, curso digital de conteúdo formativo e de conscientização desenvolvido pelo Instituto Aromeiazero.

Segundo Roberto Gandolfo, vice-presidente de Logística do iFood, na área de logística, há uma equipe dedicada ao desenvolvimento de iniciativas que atendam às necessidades dos entregadores. “Faz parte do nosso dia a dia exercer a escuta ativa, trazer parceiros com grande expertise e, assim, criar soluções efetivas para os entregadores de bike”, explica ele.

A Tembici, referência em mobilidade ativa, foi essencial para construção do iFood Pedal, e o Aro, especialista em impacto socioambiental por meio da mobilidade, contribuiu com sua experiência com bike no terceiro setor para a capacitação. “Depois de pouco mais de um ano de pesquisas, análises e entendimento de como aperfeiçoar a jornada na plataforma, foi possível implementar um projeto que vai incentivar o uso de um modal seguro e eficiente, trazendo melhoria para o dia a dia dos entregadores que utilizam bike", diz Roberto Gandolfo.

Uma das grandes novidades do projeto é a disponibilidade de bicicletas elétricas ou e-bikes que tem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve. Com velocidade limitada a 25 km/h e bateria com autonomia de 60km, seus freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando a máxima qualidade e segurança.

No Ponto de Apoio iFood Pedal, além de retirarem e devolverem as bikes elétricas, os entregadores participantes recebem máscaras, álcool em gel, o capacete e a bag. O espaço funciona todos os dias, das 10h às 23h, e oferece estrutura de banheiros, água, café, recarga para celular e local para refeições. O endereço escolhido também foi considerando conveniência para entregadores (as) que usam bicicleta, já que Pinheiros (Rua Fradique Coutinho, 540) é um dos pontos com grande concentração de pedidos.

O projeto pioneiro se inicia em caráter piloto com poucos entregadores, por este motivo, a compra do plano iFood Pedal não estará disponível para todos nos primeiros meses. Até o final deste ano, o projeto alcançará 500 bicicletas nas ruas de São Paulo. Durante os primeiros meses, serão avaliadas a aderência e impacto do projeto no dia a dia destes entregadores a fim de serem identificadas possíveis melhorias para que a solução seja escalada gradativamente.

Credito das imagens: Midori De Luca

0 visualização0 comentário