Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

Mercado de seguros pode crescer até 4% em 2020

A arrecadação do setor de seguros deverá fechar 2020 em alta entre 3,5% e 4% e poder voltar à casa de dois dígitos em 2021, se o PIB confirmar a trajetória positiva no próximo ano, com expansão projetada de mais de 3,4%, segundo afirmação do presidente da CNseg, Marcio Coriolano, durante o webinar "Expectativas e desafios para o setor de seguros no pós-pandemia", realizado pelo Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindseg N/NE) na última quarta-feira (21.10).

A desaceleração econômica ocorrida prejudica o setor para atingir o seu potencial de crescimento, mas não o impede de atingir taxas mais altas de expansão. Nesse sentido, ele destacou o comportamento de 2019 (PIB cresceu 1,1% no período, e inflação inferior a 4%), quando o setor obteve um crescimento de mais de 12,2% sobre o exercício imediatamente anterior.


Os números positivos do setor, porém, não tornarão menos complexa a tarefa de levar mais proteção aos segurados nos próximos anos, reconheceu ele, ao lembrar que ainda há gargalos de conhecimento sobre a importância do setor segurador, além de limitações geradas pela renda da população, pela trajetória da recuperação econômica e pelo índice de desemprego.

O presidente da CNseg comentou que a pandemia afetou o comportamento de ramos e modalidades de seguros de maneira heterogênea, já que a crise de mobilidade que veio como combate à propagação do vírus atingiu de maneira diversa os setores econômicos. Mesmo assim, alguns ramos de seguros reagiram mais rapidamente, como os seguros Rural, Vida, Residencial e Habitacional. “O importante é que o seguro atinge cada vez mais pessoas, confirma sua solidez financeira, com a manutenção de indenizações na casa dos bilhões, cumprindo o papel de proteger pessoas e negócios, além de ser um dos maiores investidores institucionais, com seus R$ 1,2 trilhão em ativos garantidores, o que representa 27% da dívida pública do País.

DESEMPENHO SETEMBRO

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou na última terça-feira (03.10), a Síntese Mensal dos principais dados relativos ao desempenho do setor de seguros em setembro de 2020. A partir dos dados encaminhados pelas companhias supervisionadas foi identificado Melhor desempenho de todos os segmentos no mês, no comparativo mensal com 2019. Confira os números da Síntese Mensal na íntegra neste endereço. Matéria desenvolvida com informações SEGS e Superintendência de Seguros Privados (Susep).

3 visualizações0 comentário