Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

MUDANÇA NOS PADRÕES DE CONSUMO AUMENTA PROCURA POR PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA





Evidências apontam a Logística como uma das carreiras em ascensão. De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, o profissional de Logística foi um dos mais procurados na plataforma em 2021 – um aumento de 40% em relação ao ano anterior.


Segundo o diretor de Logística da AMARO, Gustavo Castilho, esse fenômeno está diretamente atrelado à alta de digitalização do mercado, que valorizou a carreira de Logística. “O mercado nunca precisou tanto de profissionais especialistas em determinados processos logísticos e com formações mais generalistas”, explica.


Em artigo exclusivo para a edição 84 da MundoLogística, o especialista com mais de dez anos de experiência em Supply Chain também pontua essa atenção voltada ao profissional de Logística como um resultado do forte crescimento do comércio eletrônico – um resultado da mudança no padrão de consumo acelerada pela pandemia de Covid-19.


“Até então, em geral, a logística estava mais presente em operar circuitos ainda tradicionais de mercado e pouco complexos, como gestão de cadeias de suprimento já estabelecidas, manufatura de lotes padronizados e distribuição de pedidos sem grandes variações em perfil e destinos. Exceções começaram a surgir com empresas que passaram a implantar uma estratégia omnichannel ou que aumentaram gradativamente o sortimento de produtos, a ponto de vender quase de tudo um pouco. [...] Aumentar apenas o poder de fornecer, manufaturar e distribuir demonstrou não ser suficiente, já que não se trata de um comportamento sazonal.” - Gustavo Castilho, diretor de Logística da AMARO.


Nesse cenário, Castilho destaca o Omnichannel como uma realidade para as empresas, uma vez que a presença no digital contempla o contato com um ambiente mais volátil, complexo e sensível. “A jornada de compra se torna mais imprevisível, com um número maior de variáveis que influenciam diretamente na confirmação final do pagamento, sendo algumas invisíveis ao vendedor. Logo, foi necessário flexibilizar e adaptar processos logísticos”, diz.


AS QUALIDADES DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

Segundo o Fórum Econômico Mundial, algumas das habilidades mais importantes nos profissionais até 2025 serão raciocínio lógico, inteligência emocional, criatividade e capacidade de resolução de problemas. O estudo também cita skills como controle de tecnologias, experiência de usuário, foco no cliente e inovação.


Segundo Gustavo Castilho, algumas dessas habilidades traçam um novo perfil sobre o que se espera do profissional de Logística e do cenário em que ele estará inserido.


“A logística preocupada apenas em reduzir prazos, custos e aumentar a qualidade não é mais suficiente. A mentalidade de observar e escutar mais o que ocorre da porta para fora se torna uma chave importante para repensar a estratégia logística. [...] o novo profissional de logística precisa saber ler demandas cada vez mais particulares do mercado, interpretá-las e mobilizar áreas diferentes para sua execução.” - Gustavo Castilho, diretor de Logística da AMARO.


A capacitação recorrente também é um ponto citado pelo especialista. “Conhecimento nunca esteve tão acessível e barato como hoje, principalmente após o início da pandemia. Eventos online se tornaram algo comum, pelas restrições sanitárias e também por ser muito mais fácil, rápido e com baixo custo para organizar. [...] Vários cursos têm versões online disponíveis, de diferentes durações, com professores das melhores escolas globais de negócio e com a mesma conveniência de escutar e estudar o conteúdo quando quiser.”, reforça.


LOGEDUC: QUALIFICAÇÃO EM LOGÍSTICA

Com o intuito de expandir o conhecimento e solidificar a atuação de profissionais de Logística, a LogEduc oferece cursos dos mais variados temas contemplados pela Supply Chain. Os alunos assistem a aulas ao vivo, têm acesso a cases reais do mercado, podem interagir com executivos renomados e aprendem com atividades focadas na prática profissional. Crédito da imagem: Divulgação/com informações da Mundo Logistica

1 visualização0 comentário