Logo branco.png

BLOG

  • annakarina0

Torre de controle integra processos e garante alta perfomance de operações logísticas



Cada vez mais, o conceito da logística 4.0 evidencia a importância da automatização dos processos, digitalização das atividades e a agilidade no compartilhamento de informações para manter a competitividade nas operações logísticas. Por exemplo, os canais farma, hospitalar, cosmético e saúde necessitam de alta performance em suas operações de logística para manter a segurança e qualidade dos seus produtos.

Após a aplicação de um conjunto de tecnologias, capacitação de funcionários e digitalização de processos, a Ativa Logística, um dos maiores integradores logísticos dos setores de saúde e beleza, realizou a implementação de um setor específico para o gerenciamento da sua Torre de Controle.

O Diretor Nacional de Operações, Marcelo Azevedo, explica que a Torre de Controle Ativa faz a integração de todas as tecnologias implementadas pela empresa nos últimos anos, centraliza todos os dados das operações das filiais em tempo real e permite a interpretação rápida dos indicadores gerados pela operação para uma possível tomada de decisão de forma ágil e até preventiva. “Com isso, conquistamos um forte diferencial competitivo para atingir os níveis de excelência nas operações logísticas que são exigidos pelas companhias dos segmentos de saúde e beleza”, enfatiza ele.

Funções da Torre de Controle Ativa

A Torre de Controle Ativa, utiliza mais de 25 dashboards (painéis de controle) que permitem o monitoramento de dezenas de parâmetros, que contribuem para exceder o nível de performance exigido no mercado. Alguns exemplos: prazo de entregas, agendamentos, desempenho dos motoristas, status das entregas em tempo real, ocupações de cargas da frota, jornada de trabalho da equipe, conduta dos motoristas, gestão para manutenção dos pneus, perfil da operação de cada viagem, controle das operações de transferência e coleta, telemetria da conduta do motorista ao volante, capacidade de abastecimento das filiais, emissão e entrega de notas das mercadorias, horário de chegada e saída dos veículos de transferência, status da capacitação dos motoristas, histórico do ciclo da carga até a entrega e sua localização.

Azevedo explica que a Torre de Controle da Ativa Logística permite o gerenciamento das operações de mais de 1 mil clientes em suas 18 unidades espalhadas pelo País, que movimentam cerca de 50 mil toneladas de produtos de saúde e beleza por mês, que totalizaram 300 mil toneladas movimentadas no primeiro semestre. “Devido ao tamanho da operação, hoje, a Torre de Controle Ativa tem função essencial para proporcionar visibilidade mais detalhada do monitoramento das coletas e entregas de mercadorias em tempo real e trouxe uniformidade de planejamento para todas as filiais, além de proporcionar para nossos colaboradores e clientes, um modelo de integração que permite ajustes na operação para evitar possíveis entraves operacionais”. Crédito da imagem: Ativa Logistica

4 visualizações0 comentário